4 de julho de 2011

A digressão 2010/2011 chegou ao fim!


O espaço do Desafio (criar um espectáculo para apresentar no palco do autocarro) continua a ser um espaço privilegiado para dar largas à imaginação, ao trabalho de grupo, às emoções e experiências novas.

Este ano lectivo de 2010/2011 fizemos uma aposta na reflexão sobre as qualidades e sobre os defeitos do ser humano, sobre o que são os sentimentos, como os sentimos e como reagimos a eles. Esta reflexão estava contida no espectáculo “A Tempestade” que apresentámos aos alunos e foi desenvolvida no atelier “Dos Cotovelos para baixo” e aprofundada através da realização de pequenas histórias sobre os temas da discriminação, o amor, a traição, o perdão e o ser diferente. Centrámo-nos também nas técnicas do actor marionetista desenvolvendo exercícios de coordenação, aquecimento, exploração do corpo, da criatividade e imaginação. O nosso desafio foi o de utilizarem as mãos para a realização dos seus próprios espectáculos deixando espaço para a escolha do tema e para a apresentação de outras propostas.

Os alunos não deixaram de nos surpreender e pela primeira vez em 5 anos de digressão pelas escolas algarvias aconteceu o que desejávamos há muito tempo: a turma da EB1 de Vale de Pedras em Albufeira chegou e pediu à equipa do VATe que se retirasse do autocarro para que pudessem preparar tudo, só poderíamos entrar quando a turma desse ordens. Organizaram tudo sem a nossa ajuda, apoderaram-se do autocarro e fizeram dele a sua casa. Esta atitude comove-nos e deixa-nos com uma sensação de dever cumprido pois esta turma atingiu todos os objectivos do projecto.

Durante a apresentação dos alunos constatámos que muitos pais e avós se envolveram na construção de bonecos e figurinos, que muitos professores de música e expressão dramática colaboraram para a concretização do desafio.

A maioria dos temas do espectáculo girou à volta de histórias que os alunos leram na aula, muitos dos espectáculos foram o pretexto para a leitura criativa à volta de um livro escolhido pelo professor e pelos alunos. Muitas turmas utilizaram as mãos de forma criativa para explorar as histórias, outras simplesmente utilizaram músicas e deixaram as mãos improvisar com o som, outros utilizaram a mímica para contar histórias.

Vamos deixar no nosso blog uma mostra dos melhores espectáculos do ano lectivo 2010/2011. Um muito obrigado a todos os que trabalharam no e para o projecto, obrigada pela entrega e pela alegria com que subiram ao palco do nosso VATe!

Nota: todos os vídeos são divulgados com a autorização dos professores e pais dos intervenientes.

Sem comentários: